quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cerveja e outras ressacas

Preste atenção, são 4 verdades a respeito da querida cerveja (e sobre outras bebidas).

1º NÃO É PROIBIDO MISTURAR FERMENTADOS COM DESTILADOS
Sabe aquela história de que se misturar fermentados e destilados o porre é maior (e a ressaca também)? Poizé, o problema não se encontra na mistura, mas no teor alcoólico das bebidas (e, obviamente, a quantidade). Não venha com aquela desculpinha barata de que é tudo culpa da mistura.

2º RESSACA NÃO SE CURA COM AR FRESCO, BANHO E CAFÉ
(Essa do banho e ar fresco eu já sabia, descobri da pior maneira, é claro). Não vai ser pondo a cabeça pra fora do carro (NÃO MESMO), entrando debaixo do chuveiro gelado, engolir vários cafézinhos que vão resolver o porre. Isso só vai deixar vc resfriado, enjoado e encharcado.

Pra ter uma ideia, seu organismo demora - em média - 10 horas para metabolizar 10 doses.
(Sendo uma dose equivalente a: 1 copo de cerveja ou chope; 1/2 dose de destilado - aguardente, uísque, vodca, gim, conhaque -; uma taça de vinho ou champanhe; um cálice de licor ou vinho do porto). Mas isso depende da quantidade de enzimas metabolizantes do fígado de cada um.

3º CERVEJA NÃO DÁ BARRIGA
O que dá barriga é ingerir uma quantidade maior de calorias do que você gasta diariamente, claro que a genética influencia. Um copo de 200ml de cerveja tem o mesmo número de calorias que um copo de suco de laranja. Eu prefiro a cerveja x1000

4º A CERVEJA TRAZ BENEFÍCIOS À SAÚDE
Além de ser fonte de energia, ela também é uma boa fonte de vitaminas do grupo B e sais minerais como fósforo e magnésio - segundo a nutricionista Camila Leonel, da Unifesp. Além do próprio álcool etanol que por si só já tem efeito vasodilatador, os cereais da cerveja contêm flavonoides, antioxidantes naturais que protegem o sistema cardiovascular. O consumo regular da bebida também aumenta os níveis do colesterol bom, melhora a coagulação do sangue e reduz o risco de infarto e trombose. E pra fechar: segundo uma pesquisa feita por finlandeses, publicada no American Journal of Epidemiology, beber uma cerveja por dia reduz em 40% os riscos de ter pedras nos rins.


Fonte: Superinteressante edição especial - 279-A/ Junho 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário